O Observador Incisivo
José Goldemberg, professor da Universidade de São Paulo e experto na área da energia nuclear, têm publicado (O Estado de São Paulo de 15 de março de 2010) una crítica detalhada à postura do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com respeito a Irã, a AIEA, e a Não Proliferação de Armas Nucleares.
Goldemberg escreve:
O que está acontecendo com o nosso presidente da República é que ele tem envolvido o Brasil, de forma crescente, em problemas delicados da política internacional, como a proliferação nuclear, e corre o sério risco de fazer as opções erradas, comprometendo a posição do País no futuro. Especificamente no caso do Irã, o Brasil envolveu-se num jogo perigoso, que, na prática, encoraja os iranianos a enriquecer urânio em níveis elevados, mantendo aberta a possibilidade de construir armas nucleares, o que conturbará ainda mais a já complicada situação do Oriente Médio.
O que motiva o presidente é provavelmente a ideia de que o Brasil tem também a capacidade de enriquecer urânio e, caso sanções ? ou outras ações ainda mais sérias ? venham a ser impostas ao Irã, elas poderão no futuro ser aplicadas também ao Brasil.
Essa possibilidade não tem sido levantada abertamente até agora, mas nada impede que o seja, na medida em que é questionada a opção política feita pelo presidente Collor em 1992 e depois complementada pelo governo Fernando Henrique. Essa opção foi a de “desnuclearizar” o Cone Sul da América Latina, abandonando programas semiclandestinos que poderiam levar à produção de armas nucleares no Brasil e na Argentina…
Cheio de detalhes da história da questão nuclear no Brasil, e com informação interessante sobre a proposta da Rússia para um banco de combustível nuclear incluindo o urânio enriquecido, o que foi rejeitado pela Irã, o artigo e de leitura obrigatoria para todos os que se interessam no assunto.
O Observador Incisivo
(The Trenchant Observer)
www.trenchantobserver.com
E-mail: observer@trenchantobserver.com
Twitter: www.twitter.com/trenchantobserv
Os comentários são convidados, em qualquer idioma. Se for num idioma diferente do Portugûes ou do Inglês, por favor fornecer uma tradução para o Portugûes ou o Inglês. A tradução do Google será suficiente.
Você pode também acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback de seu próprio site.
Deixe uma Resposta
Digg isso! Compartilhar isso no Reddit Buzz até! Compartilhar isso no Technorati Tweet isso! Assinar os comentários para este post? Adicione isso a Google Bookmarks Compartilhar isso na blogosfera notícias Entre em contato com este artigo!